terça-feira, 6 de julho de 2021

Lira descarta impeachment: ‘Nenhum fato novo que justifique’

 

O presidente da Câmara, Arthur Lira, reiterou que não pretende dar prosseguimento a nenhum pedido de <i>impeachment</i> contra Jair Bolsonaro


'O Brasil não pode ser desestabilizado politicamente a cada presidente que é eleito', afirmou o deputado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a descartar a abertura de um processo de impeachment contra Jair Bolsonaro. Segundo o parlamentar, não há elementos que justifiquem o afastamento do chefe do Executivo neste momento, principalmente em meio à pandemia de covid-19.


“Quero deixar claro que não podemos institucionalizar o impeachment no Brasil. A gente tem que aprender a discutir com seriedade. O Brasil não pode ser desestabilizado politicamente a cada presidente que é eleito”, afirmou Lira em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan. “Neste momento, não há nenhum fato novo que justifique [o impeachment], que tenha alguma ligação direta com o presidente da República.”

Líderes trocam parlamentares em comissão para barrar o voto auditável

 

Pelo menos 20 congressistas foram trocados, entre titulares e suplentes, da comissão especial do voto auditável na Câmara dos Deputados, na segunda-feira 5. O levantamento é do site Congresso em Foco. A “dança das cadeiras” começou depois de reunião entre caciques partidários em defesa do sistema 100% eletrônico das eleições, conforme noticiou a Revista Oeste — o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes articulou o encontro. Outros juízes da Corte também se encontraram com as lideranças.

Até a noite de ontem, seis siglas haviam substituído congressistas que se declararam a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a impressão do comprovante do voto. O texto é defendido pelo governo Jair Bolsonaro. Em linhas gerais, caso a PEC seja aprovada, as urnas eletrônicas passarão a ter uma impressora acoplada. O equipamento vai emitir um comprovante. Dessa forma, o eleitor poderá checar em quem votou. Na sequência, o documento cai numa urna lacrada, para futura auditoria, caso necessária.


Ubaldo pauta valor dos combustíveis no RN na Comissão de Defesa do Consumidor da AL e realizará Audiência Pública

 




Durante reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania (CDCDHC), na manhã desta terça-feira (6), o presidente do colegiado, deputado Ubaldo Fernandes (PL), falou sobre os constantes aumentos nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha, no Rio Grande do Norte, frisando que o ICMS (imposto que incide sobre os combustíveis) é o mesmo para todos os estados, mas o RN tem o terceiro maior preço do Brasil e o primeiro do Nordeste. Diante disso, propôs a realização de uma Audiência Pública.

“Hoje, eu quero trazer um assunto de fundamental relevância. Fomos acordados com a notícia de que houve mais um aumento de combustíveis no Brasil. E o Rio Grande do Norte tem se destacado com o maior aumento em relação a outros estados, inclusive havendo uma disparidade muito grande com relação ao valor da Paraíba, que é nosso estado vizinho”, enfatizou o parlamentar. 

O Deputado acrescentou que a comissão tem a prerrogativa e vai provocar as instituições de controle e fiscalização, como Procon, Ipem/RN (Instituto de Pesos e Medidas do RN) e Promotoria de Defesa do Consumidor. “Nós iremos conversar com os órgãos responsáveis, para que possam acompanhar e monitorar os postos de combustíveis e distribuidores de gás de cozinha. Inclusive, iremos convocar o Sindpostos e esses órgãos fiscalizatórios para uma audiência pública, nesta ou na próxima semana, urgentemente”, informou.

MAIS

Membro substituto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Ubaldo Fernandes participou ainda da reunião deste colegiado, nesta terça-feira (6), quando votou a favor de matérias de interesse social. Na reunião, os seis deputados que participaram, votaram 12 matérias, sendo nove aprovadas e três baixadas em diligência. Dentre as aprovadas, o PL de autoria de Ubaldo para reconhecer como de utilidade pública estadual a Sociedade Esportiva Independente Tangará.

Recursos de emenda de Ubaldo já estão na conta de Jucurutu

A Prefeitura do município de Jucurutu, na região Seridó, recebeu R$ 100 mil, nesta semana, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual ...